Dicionário de Informática - www.cadcobol.com.br


Volta a página anterior

Volta ao Menu Principal


Termos compilados via Internet por DORNELLES Carlos Alberto - Analista de Sistemas - Brasília DF. - cad_cobol@hotmail.com

Clique na letra desejada: | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | extensao | Domínios |

a href Comando utilizado em linguagem HTML para inserir um link em uma página web.
Abilene Principal backbone da Internet 2.
Lançado em 1999, opera em rede de fibra óptica com mais de 21 km de extensão.
Desenvolvida pelo UCAID garante as instituições integrantes da Internet 2, conexões a uma velocidade de 2,4 Gbps.
Access Code [Ing.] V. Código de Acesso.
Access Provider [Ing.] V. Provedor de Acesso e ISP.
Account [Ing.] V. Conta.
Acelerador de Download Programa que eleva a velocidade de transferência de arquivos na Internet. Possibilita, em caso de queda na conexão, reiniciar a operação do trecho interrompido, sem que se perca o que já foi transferido. Permite programar o horário e o site de onde se pretende baixar o arquivo. O programa disca para o provedor de acesso, conecta-se ao site e faz a transferência. Quando a operação estiver concluída, desfaz a conexão e desliga o computador. Os programas mais conhecidos são GetRight, Go!zilla, Mass Downloader e o Rapidown. O mesmo que gerenciador de download.
Acesso Dedicado Modalidade de acesso à Internet, na qual o computador do usuário, predominantemente uma empresa, mantém-se permanentemente conectado à rede. Cf. Acesso discado.
Acesso Discado Modalidade de acesso à Internet, predominantemente destinado à pessoa física, na qual o computador do usuário mantém-se conectado temporariamente à rede. Cf. Acesso dedicado.
Acesso Remoto Ingresso, por meio de uma rede, aos dados de um computador fisicamente distante da máquina do usuário.
Acesso Restrito Área, em um site, cujo conteúdo é exclusivo a usuários previamente cadastrados. O acesso se faz por meio de uma senha.
ACK [Ing. Forma reduzida para acknowledgement] (Confirmação). Código de comunicação enviado por uma unidade receptora à uma estação transmissora, com o objetivo de confirmar que está pronta para receber um pacote de dados ou que o pacote enviado chegou sem erros. Cf. Nak.
Acrobat V.Adobe Acrobrat.
Active-X Linguagem de programação criada pela Microsoft, no início da década dos 90, que permite a inclusão de elementos multimídia em páginas Web, aumentando sua interatividade.
ADA Linguagem de programação, desenvolvida no final da década dos 70, pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos para aplicações militares. O nome é uma homenagem a Augusta Ada Byron (1815-1854), que desenvolveu um conjunto de instruções para o computador analítico inventado, em 1835, por Charles Babbage (1792-1871). Ada, a condessa de Lovelace – filha do poeta inglês George Noel Gordon, Lord Byron (1788-1824)– é considerada a primeira programadora da história da computação.
Ad-aware Software desenvolvido pela Lavasof, que varre o disco rígido do computador removendo programas spywares.
ADC [Ing. Sigla para Analog to Digital Converter]. (Conversor Analógico-Digital). Placa de circuito que pode gravar sons.
Add-in [Ing.] (Adicionar em) V. Add-on.
Add-on [Ing.] (Adicionar em) Designação genérica para dispositivos (placas de expansão, chip, etc.) instalados em um computador para aumentar seus recursos. Por extensão, é aplicado também, a programas que ampliam os recursos dos browsers. O mesmo que Add-in.
Address [Ing.].V. Endereço.
Address IP V. Endereço IP.
Administrador de Rede Profissional responsável pela infra-estrutura e funcionamento de uma rede de computadores.
ADO [Ing. Sigla para Active-X Data Objects]. Interface criada pela Microsoft para acessar bancos de dados relacionais.
Adobe Acrobat Software desenvolvido pela Adobe Systems, que permite a conversão de arquivos formatados nos mais diversos aplicativos, para o padrão Adobe Portable Document Format (PDF), mantendo a aparência original do documento (cores, fontes, imagens e leiaute), permitindo sua leitura em qualquer sistema operacional. Para visualizar e imprimir um arquivo PDF, é necessário um programa específico: o Adobe Reader. Extensão .pdf.
Adobe Reader Programa desenvolvido pela Adobe Systems para leitura e impressão de arquivos de extensão .pdf.
ADSL [Ing. Sigla para Asymmetric Digital Subscriber Line] (Linha Digital Assimétrica para Assinantes). Tecnolgia que viabiliza a transmissão de dados inclusive vídeo, em alta velocidade, por linha telfônica comum. Esse sistema utiliza-se de velocidades assimétricas. No sentido do provedor para o usuário (downstream) atinge de 1,5 a 9 Mbps e no inverso (upstream), varia de 16 a 640 Kbps.
Adware [Ing. Ad (anúncio) + ware (utensílio)] Programa que vem oculto a um outro, baixado da Internet, sem que o usuário tenha conhecimento. Uma vez instalado, sempre que o computador estiver conectado à rede, passa a exibir anúncios interativos. A proteção contra essa intrusão se dá por meio de firewalls ou software removedores de anúncios. V. Ad-aware, ZoneAlarm.
AES [Ing. Sigla para Advanced Encryption Algorithm] (Padrão Avançado de Encriptação). Designação empregada pelo National Institute of Standards and Technology (NITS) para o algoritmo criptográfico adotado como padrão de criptografia para segurança em transmissão e armazenamento de dados.
Agente No conceito de Web semântica, programa capaz identificar o exato significado de uma palavra e suas relações lógicas com as demais.
Aiff [Ing. Sigla para Audio Interchange File Format] (Formato de Arquivo para Troca de Áudio). Padrão para arquivo de áudio em formato mono e estéreo, desenvolvido pela Apple para plataforma Macintosh, também utilizado em máquinas Silicon Graphics. Extensão.aiff.
Álgebra Booleana Variação da álgebra fundamental desenvolvida no séc. XIX pelo matemático inglês George Boole (1815-1864), cujas variáveis assumem apenas dois únicos valores opostos, permitindo determinar se proposições lógicas são verdadeiras ou falsas. Graças à essa característica binária, passou a ser utilizada em computação. É também empregada nos sites de buscas, que se valem de operadores lógicos AND (E), OR (OU) e NOT (NÃO) para encontrar a informação solicitada.
Algoritmo Conjunto de regras e operações matemáticas bem definidas e estruturadas, utilizadas para descrever uma seqüência lógica para a solução de um problema.

Alias [Ing.] (Pseudônimo) 1. Nome alternativo usado para encaminhar mensagens de correio eletrônico 2. Identificação alternativa para um arquivo ou conjunto de dados.
Align (Alinhar) Comando de linguagem HTML que define o alinhamento de títulos e textos em uma página web.
alink Comando utilizado em linguagem HTML para determinar a cor que uma palavra ou frase definidos como links assumirão assim que acionados pelo apontador do mouse. Cf. vlink.
Altnet Software inserido pela Brilliant Digital Entertainment, empresa norte-americana especializada em publicidade on-line, no programa KaZaA, para compartilhamento de arquivos MP3, com o objetivo de criar uma gigantesca rede paralela de computação distribuída. Esse programa se instala no computador do internauta, no instante em que ele faz o download do KazaA. Na maioria das vezes, isso ocorre sem o seu conhecimento, mas com seu consentimento, já que sua existência vem descrita nos termos de instalação do serviço de compartilhamento: um longo texto quase de nove páginas e, que por isso mesmo, raramente é lido.
Ambiente O mesmo que sistema operacional.
Amiga Sistema operacional, desenvolvido, em 1983, por uma equipe técnica liderada por Jay Miner, ex-projetista de chips da Atari, fabricante de videogames. Multitarefa, de alta qualidade gráfica e sonora, já incorporando um mouse e um rápido processador, foi lançado em julho de1985 pela canadense Commodore Eletronics. Em apenas sete anos de existência, alcançou a marca de 4 milhões de unidades vendidas. Seu sucesso comercial, no entanto, não foi suficiente para impedir a falência de seu fabricante, em abril de 1994. No ano seguinte a empresa foi comprada pela alemã Escom, por US$ 5 milhões, que retomou a produção do Amiga. Em 1996 é vez da Escon falir. Essas circunstâncias que impediram a consolidação comercial do Amiga não foram suficientes para abalar uma legião de fãs desse sistema operacional, que ansiosamente aguardam seu retorno pelas mãos da Gateway 2000, fabricante americano de PCs, que desde 1997 detém seus direitos de fabricação.
Amigável V.Interface amigável.
AMPS [Sigla em inglês para Advanced Mobile Phone System] (Sistema de Telefonia Móvel Avançado) Padrão analógico para telefonia móvel, em que cada assinante ocupa um par de canais de radiofreqüencia, um para transmissão e o outro para recepção.
Analógico Sinal elétrico ou forma de onda, cuja amplitude e freqüência variam continuamente. Cf. Digital.
Anchor [Ing.] V. Âncora.
Âncora [Do inglês, Anchor].Tag que em um documento HTML define uma seção e serve como alvo a um hiperlink.
Anonymous Expressão usada como login em servidores FTP anônimo.
ANSI [Ing. Sigla para American National Standards Institute]. Instituto norte-americano, não governamental, sem fins lucrativos, filiado à ISO e patrocinado por entidades privadas, responsável pelo desenvolvimento de normas técnicas.
Antivírus Programa que varre o dísco rígido do computador ou um disquete, para identificar a presença de vírus e eliminá-lo.
AOL 4.0 Programa de navegação pela Internet, específico para assinantes do provedor de acesso American OnLine.
AOL 6.0 Versão mais recente do programa de navegação pela Internet, específico para assinantes do provedor de acesso American OnLine.
Apache Servidor para Internet, de domínio público, desenvolvido, por um grupo de voluntários, em 1995, a partir de um outro servidor existente no NCSA. O nome é um trocadilho, com a similaridade fonética da expressão “a patchy server” (“um servidor remendado”, em inglês). Isto porque, seu programa foi sendo aperfeiçoado pela contribuição (patches/remendos) de diversos colaboradores, que por meio de uma lista de discussão, fizeram correções e adicionaram-lhe recursos. O Apache hospeda hoje mais da metade de todos os sites existentes na Internet.
Aplicativo Programa executável destinado a auxiliar o usuário na realização de determinadas tarefas num computador, como por exemplo, os processadores de textos (Word) e planilhas (Excel).
Apontador do mouse Ícone no formato de pequena seta ou barra vertical, esta delimitada por outras duas horizontais dispostas em suas extremidades, que se desloca na tela do monitor acompanhando os movimentos do mouse. Serve para indicar o local de uma ação a ser executada pelo acionamento desse periférico.
Applet Trecho de programação em linguagem Java inserido entre tags em documentos HTML.
Archie [Der. de archive, em inglês, arquivo]. Ferramenta de busca de arquivos públicos armazenados em servidores FTP anônimos.
Área de Sombra Designação dada, em telefonia móvel, em um local dentro de uma área de serviço, à propagação das ondas de rádio que é bloqueada por obstáculos físicos como montanhas, edifícios, viadutos, etc.
Área de trabalho V. 1. Desktop.
ARJ color=#0000ff size=-1>Programasize=-1> para compactação de arquivos, em ambiente DOS, desenvolvido por Robert Jung. Extensão: .arj.
Arpa [Ing. Sigla para Advanced Research Project Agency] (Agência de Projetos de Pesquisa Avançados). Órgão do Departamento de Defesa dos EUA criado no final da década dos 50, no auge da guerra fria, com o objetivo de desenvolver projetos, que garantissem ao país a condição de superpotência tecnológica. Em 1965, a Arpa inicia os estudos para a criação de uma rede de telecomunicações, descentralizada, baseada em computadores e, que não pudesse ser destruída por nenhum ataque localizado. Esta rede (Arpanet) que, primordialmente, interligou instituições militares, incorporou, em meados dos anos 70, um consórcio formado pelas Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA) e em Santa Barbara (UCSB), o Stanford Research Institute (SRI) e a Universidade do Utah, em Salt Lake City, foi o embrião da Internet.
Arpanet V. Arpa.
Arquitetura Estrutura e organização lógica de um computador.
Arquitetura de Rede Conjunto de protocolos que estabelece a comunicação entre computadores interligados em uma rede.
Arquivo [Do inglês, Archive]. Conjunto de dados relacionados, na forma de textos, gráficos e imagens, que contém informação organizada e estruturada. Cada arquivo criado e armazenado em disco, deve ter um nome único, ao qual segue-se sua extensão precedida por um ponto.
Arrab Termo empregado, para representar o caracter gráfico, barra invertida "\", quando estiver sendo ditado.
Arroba Nome em português do sinal gráfico @, adotado por Ray Tomlison, inventor do programa de correio eletrônico, para diferenciar, num endereço eletrônico, os nomes do usuário e do provedor. Em inglês o símbolo @, recebe o nome de at (em).
Arte ASCII [Do inglês, Art Ascii]. Desenhos digitados feitos exclusivamente com caracteres gráficos (letras, números sinais de pontuação e acentuação, etc.).V. Ascii.
Article [Ing.] V. Artigo.
Artigo [Do inglês, Article].Toda mensagem enviada para os grupos de discussão.
ASCII [Ing. Sigla para American Standard Code for Information Interchange] (Código Padrão Americano para Intercâmbio de Informações). Sistema de codificação, criado em 1986, que atribui valores numéricos a 256 caracteres gráficos: letras (maiúsculas e minúsculas), sinais de pontuação e acentuação, algarismos, etc., com o objetivo de uniformizar a transmissão de dados entre os distintos sistemas de computadores. Pronuncia-se asqui.
ASCII Art [Ing. ].V. Arte Ascii.
ASP [Ing. Sigla para Active Server Page].Tecnologia desenvolvida pela Microsoft, que contém comandos para scripts e tags HTML, que rodam no servidor e, por isso, independe do navegador e do sistema operacional de que o usuário dispõe. Uma das vantagens de se ter num website scripts processados pelo servidor, é o fato do usuário não poder visualizar o código fonte do script original.
Assembler Compilador que converte programas escritos em linguagens assembly em linguagem de máquina.
Assembly Linguagem programação de baixo nível, em que cada instrução é escrita por meio de abreviaturas e códigos mnemônicos.
Assinatura Acordo, mediante pagamento, pelo qual se adquire o direito de receber um serviço durante um determinado tempo.
Assinatura digital Conjunto de instruções matemáticas baseadas na criptografia, que permite conferir autenticidade, privacidade e inviolabilidade aos documentos digitais e transações comercias efetuadas pela Internet.
Assinatura eletrônica V. Assinatura digital.
Assunto [Do inglês Attachment] Campo destinado a descrição sucinta do assunto tratado em uma mensagem de correio eletrônico.
ASX Sigla para designar arquivos em áudio e vídeo gerados pelo programa Windows Media Player.
Atachado [Neo. a partir do termo attached, que, em inglês significa anexado]. Arquivo que segue anexado a um e-mail.
Atalho [Do ingês shortcut] Ícone colocado na área de trabalho de um computador, que quando acionado pelo apontador do mouse, permite o acesso imediato ao programa que representa.
ATM [Ing. Sigla para Assynchronous Transfer Mode] (Modo de Transferência Assíncrono). Tecnologia que integra a transmissão de dados (voz e vídeo), por meio de fibras óticas ou satélite, com taxas de transferência de até 2,4 GBps. Baseia-se no envio da informação dividida em pequenas unidades de tamanho fixo (53 bytes) e formato padronizado denominadas células. V. Utopia Nível 4.
ATSC [Ing. Sigla para Advanced Television System Comité] Padrão norte-americano, de transmissão digital para televisão. Desenvolvido para operar com largura de banda de 6 MHz, utiliza-se da técnica de modulação 8-VSBI (Vestigial Side Band) e do sistema de áudio Dolby AC3 . Suas maiores restrições são: apresentar problemas de recepção em áreas com obstáculos físicos, como edifícios e montanhas e privilegiar a qualidade de imagem em relação a interatividade. Esse sistema foi adotado também pelo Canadá, Argentina, Taiwan e Coréia do Sul.
Attached [Ing.] V. Atachado.
Attachment [Ing.] V. Assunto.
Atualizar [Do inglês, Reload] (Recarregar). Recurso dos programas de navegação pela Internet que, quando acionado, recarrega a página Web que está sendo exibida no momento.
AUP [Ing.Sigla para Acceptable Use Policy] (Política Aceitável de Uso). Conjunto de regras de boa conduta para uso correto da Internet e seus serviços, propostas aos clientes por um fornecedor de acesso à rede.
Authentication [Ing.] (Autenticação) Recurso que obriga um visitante a se identificar, digitando em campos apropriados seu nome ou username sempre que este acessar um site na Internet ou uma Intranet.
Authoring Program Programas destinados a criação de documentos multimídia para distribuição em CD-Rom, disquete ou pela Internet.
Autoridade certificadora Entidade idônea autorizada a emitir, renovar e cancelar certificados digitais. É responsável pela administração das chaves públicas.
AVI [Ing. Sigla para Audio Video Interleaved] (Entrelaçamento de Áudio e Vídeo) Formato de arquivo audiovisual desenvolvido pela Microsoft, para plataforma Windows. Extensão .avi.
Away [Ing.] (Ausente) Termo utilizado por um usuário de uma rede IRC para indicar que, embora em conexão, está ocupado com outras tarefas. Em geral, essa expressão vem em seguida ao seu nickname.
AWeb II Programa de navegação pela Internet, desenvolvido pela AmiTrix Develompment Inc. para o sistema operacional Amiga.

Clique na letra desejada: | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Extensao | Domínios |