COBOL - Comando START - www.cadcobol.com.br
O arquivo deve estar em disco e ser aberto no modo I-O. Deve ser manipulado através dos acessos sequencial (ACCESS MODE IS SEQUENTIAL) ou dinâmico (ACCESS MODE IS DYNAMIC). Veja o comando OPEN.
Para se obter o registro posicionado pelo comando START é necessário emitir um comando READ.
data-name-1 é o nome do campo chave, especificado na cláusula RECORD KEY, da cláusula SELECT, que também deve estar na definição do registro, no nível FD, da FILE SECTION, da DATA DIVISION.
Pode ser especificado como campo-chave um subconjunto deste, tomado da esquerda da direita, desde que o campo-chave seja um item de grupo. Esta chave recebe o nome de chave genérica ou chave parcial. Neste caso, a comparação será feita como se o operando maior (chave do registro) fosse truncado à direita, para que fique com o comprimento igual ao do menor (chave genérica).
Se a opção KEY não for especificada, será assumida uma relação de igualdade (KEY IS EQUAL TO).
A opção WITH SIZE especifica a quantidade de caracteres na chave a ser usada no posicionamento. É equivalente ao uso da chave genérica.
identifier-1 é um item elementar numérico cujo conteúdo corresponde à quantidade de caracteres a ser usada no posicionamento.
literal-1 é um literal numérico que corresponde à quantidade de caracteres a ser usada no posicionamento.