SQL - SQLCODE's - Códigos negativos -20385


Volta a página anterior

Volta ao Menu Principal


Desenvolvido por DORNELLES Carlos Alberto - Analista de Sistemas - Brasília DF. - cad_cobol@hotmail.com

SQLCode -20385

   
 
Db2 for z/OS 12.0.0 - SQL error codes

  • Causa
    • THE STATEMENT CANNOT BE PROCESSED BECAUSE THERE ARE PENDING DEFINITION CHANGES FOR OBJECT object-name OF TYPE object- type (REASON reason-code)

      A instrução não pôde ser processada porque as alterações de definição estão pendentes para o objeto indicado.
      object-name
      O nome do objeto que possui alterações de definição pendentes.

      object-type
      O tipo de objeto que object-name é.

      reason-code
      Um indicador numérico que fornece uma explicação mais detalhada do motivo pelo qual a instrução não foi processada.

      1 Uma instrução ALTER não pode conter uma mistura de opções imediatas e pendentes.
      2 Uma instrução ALTER TABLE com opções imediatas não é permitida se alguma alteração de definição estiver pendente para o espaço de tabela ou qualquer objeto dentro do espaço de tabela.
      3 Uma instrução CREATE TABLE não é permitida se alguma alteração de definição estiver pendente para o espaço de tabela.
      4 Uma instrução DROP TABLE não é permitida se o espaço de tabela contido não estiver sendo eliminado implicitamente e quaisquer alterações de definição estiverem pendentes para o espaço de tabela.
      5 Uma instrução ALTER TABLESPACE para mudar de um Db2
      6 Uma instrução ALTER INDEX para alterar de um conjunto de dados gerenciado pelo Db2 para um conjunto de dados gerenciado pelo usuário não é permitida se qualquer alteração de definição estiver pendente para o índice ou espaço de tabela.
      7 Uma opção pendente não é permitida se o espaço de tabela estiver em um estado incompleto.
      8 Uma opção pendente não é permitida se a tabela contida no espaço de tabela ou associada ao índice estiver em um estado incompleto.
      Uma instrução ALTER TABLE com uma cláusula DROP COLUMN não é permitida se a definição da tabela estiver em um estado incompleto.
      9 Uma instrução ALTER INDEX para mudar de COMPRESS NO para COMPRESS YES não é permitida se alguma mudança de definição estiver pendente para o índice.
      10 Uma instrução ALTER INDEX para alterar PIECESIZE não é permitida se qualquer alteração de definição estiver pendente para o índice ou espaço de tabela.
      11 Uma instrução RENAME TABLE ou RENAME INDEX não é permitida se alguma alteração de definição estiver pendente para o objeto.
      13 Uma instrução ALTER INDEX REGENERATE não é permitida se alguma alteração de definição estiver pendente para o espaço de tabela ou objetos dentro do espaço de tabela.
      14 Uma instrução ALTER INDEX ADD COLUMN não é permitida se alguma alteração de definição estiver pendente para o espaço de tabela ou objetos dentro do espaço de tabela.
      15 Uma instrução ALTER TABLESPACE para alterar FREEPAGE não é permitida se qualquer alteração de definição estiver pendente para o espaço de tabela.
      16 Uma instrução ALTER TABLESPACE para alterar o CCSID não é permitida se alguma alteração de definição estiver pendente para o espaço de tabela ou tabela.
      17 Uma instrução CREATE INDEX não é permitida se quaisquer alterações de definição estiverem pendentes para o espaço de tabelas ou quaisquer objetos dentro do espaço de tabelas.
      18 Uma instrução DROP INDEX não é permitida quando todas as seguintes condições forem verdadeiras:
      • O índice é um índice exclusivo definido em uma coluna ROWID que é definido como GENERATED BY DEFAULT
      • As alterações de definição estão pendentes para o espaço de tabelas ou quaisquer objetos dentro do espaço de tabelas.
      • O espaço de tabela foi criado explicitamente.
      19 Uma instrução DROP INDEX não é permitida quando as duas condições a seguir são verdadeiras:
      • O índice é um índice vazio em uma tabela auxiliar que reside em um espaço de tabela LOB criado explicitamente.
      • As alterações de definição estão pendentes para o espaço de tabela base ou quaisquer objetos dentro do espaço de tabela base.
      20 Uma instrução DROP TABLE não é permitida quando as duas condições a seguir são verdadeiras:
      • A tabela é uma tabela auxiliar vazia.
      • As alterações de definição estão pendentes para o espaço de tabela base ou quaisquer objetos dentro do espaço de tabela base.
      21 Uma instrução CREATE VIEW não é permitida se houver qualquer alteração de definição pendente para a coluna.
      22 Uma instrução CREATE TRIGGER que cria um gatilho INSTEAD OF não é permitida se a visualização for dependente de quaisquer tabelas com alterações de definição pendentes.
      23 Uma instrução CREATE TRIGGER não é permitida se a tabela de acionamento tiver alterações de definição pendentes.
      24 Uma instrução CREATE PERMISSION não é permitida em uma tabela se a tabela ou qualquer tabela referenciada tiver alterações de definição pendentes.
      25 Uma instrução CREATE MASK não é permitida em uma tabela se a tabela ou qualquer tabela referenciada tiver alterações de definição pendentes.
      26 Uma instrução CREATE FUNCTION que cria uma função de tabela SQL não é permitida se qualquer tabela referenciada tiver alterações de definição pendentes.
      27 Uma instrução CREATE TABLE ou ALTER TABLE que define uma tabela de consulta materializada não é permitida se qualquer tabela referenciada tiver alterações de definição pendentes.
      28 Depois que RECOVER for executado no espaço de tabela especificado até um ponto no tempo antes da materialização de alterações de definição pendentes e antes de REORG ser executado no espaço de tabela para concluir a recuperação, nenhuma das seguintes instruções é permitida:
      • Uma instrução ALTER TABLESPACE com a cláusula DROP PENDING CHANGES.
      As seguintes instruções não são permitidas em objetos no espaço de tabela:
      • CREATE TABLE
      • ALTER TABLE
      • RENAME
      • DROP TABLE
      As seguintes instruções não são permitidas em índices em tabelas no espaço de tabela:
      • CREATE INDEX
      • ALTER INDEX
      As seguintes instruções não são permitidas em objetos auxiliares que estão associados ao espaço de tabela:
      • CREATE AUXILIARY TABLE
      • ALTER TABLE
      • DROP TABLE
      29 Existem alterações de definição pendentes para a tabela associada.
      30 Uma instrução ALTER TABLESPACE para alterar DSSIZE no nível da partição não é permitida se alguma alteração de definição estiver pendente para o espaço de tabela.
      31 Uma instrução ALTER TABLE para alterar a chave de limite não é permitida se houver alterações pendentes devido à inserção de novas partições.
      32 Uma instrução ALTER INDEX que altera um índice para NOT PADDED não é permitida se o índice fizer referência a uma coluna com alterações de definição pendentes.
      33 Uma instrução CREATE TABLE ou ALTER TABLE não é permitida se uma cláusula FOREIGN KEY faz referência a uma coluna pai que possui alterações de definição pendentes.
      35 Uma instrução ALTER INDEX para alterar DSSIZE no nível do índice não é permitida se houver qualquer alteração de definição pendente para o índice ou espaço de tabela.
      36 ALTER TABLE ADD PARTITION ENDING AT x ou ALTER TABLE ADD PARTITION ENDING AT x ALTER PARTITION n ENDING at y não é permitido em um espaço de tabela de partição por intervalo que tenha alterações de chave de limite não materializadas na última partição lógica.
      38 Uma instrução ALTER TABLESPACE que resulta em uma alteração de definição pendente para um espaço de tabela LOB não é permitida se o espaço de tabela contiver uma tabela auxiliar que tenha um índice com conjuntos de dados que ainda não foram definidos.
  • Ação do sistema
    • A declaração não pode ser processada.
  • Resposta ao Desenvolvedor
    • Execute a ação que corresponde ao valor do reason-code:

      1 Separe as opções de forma que todas as opções imediatas estejam em uma instrução ALTER que é processada primeiro e todas as opções pendentes estejam em uma instrução ALTER separada que é emitida posteriormente.
      2
      1. Use REORG TABLESPACE com SHRLEVEL CHANGE ou SHRLEVEL REFERENCE para aplicar todas as alterações de definição pendentes para o espaço de tabela e seus objetos.
      2. Emita a instrução ALTER TABLE com opções imediatas para a tabela.
      3 Especifique um espaço de tabela diferente que não tenha nenhuma alteração de definição pendente e processe a instrução novamente.
      4
      1. Use ALTER TABLESPACE DROP PENDING CHANGES para eliminar as alterações de definição pendentes para o espaço de tabela.
      2. Emita a instrução DROP TABLE para a tabela.
      6, 9 ou 11
      1. Aplique todas as alterações de definição pendentes à tabela, ao índice ou ao espaço de tabela e índice, conforme apropriado:
        • Se não houver alterações pendentes para o espaço de tabela, use REORG INDEX com SHRLEVEL CHANGE ou SHRLEVEL REFERENCE para aplicar todas as alterações de definição pendentes para o índice.
        • Se houver mudanças pendentes para o espaço de tabela, use REORG TABLESPACE com SHRLEVEL CHANGE ou SHRLEVEL REFERENCE para aplicar todas as mudanças de definição pendentes para o índice e espaço de tabela.
      2. Processe a declaração novamente.
      7 Verifique o status da definição do espaço de tabela, que é indicado na coluna STATUS da tabela SYSIBM.SYSTABLESPACE. Conclua ou corrija a definição do espaço de tabela e processe a instrução novamente.
      8 Verifique o status da definição da tabela, que é indicado na coluna TABLESTATUS da tabela SYSIBM.SYSTABLES. Conclua ou corrija a definição da tabela e processe a instrução novamente.
      28 Execute REORG TABLESPACE com SHRLEVEL REFERENCE em todo o espaço de tabela para remover o estado restritivo REORG pendente (REORP) e para concluir o processo de recuperação point-in-time. Em seguida, execute novamente a instrução SQL que causou esse erro.
      29 Aplique todas as alterações de definição pendentes à tabela associada e processe a instrução novamente.
      38 Recrie o índice auxiliar com DEFINE YES ou recrie o espaço de tabela LOB como DEFINE NO.

      Todos os outros valores
      1. Execute REORG TABLESPACE com SHRLEVEL CHANGE ou SHRLEVEL REFERENCE para aplicar todas as alterações de definição pendentes.
      2. Processe a declaração novamente.

      SQLSTATE: 57007
© Copyright IBM Corp.