COBOL - Funções intrínsecas - Menu principal - www.cadcobol.com.br



Desenvolvido por DORNELLES Carlos Alberto - Analista de Sistemas - Brasília DF. - cad_cobol@hotmail.com


COBOL - Funções intrínsecas

Em 1989 a ANS publicou um documento sugerindo a implementação de funções intrínsecas no COBOL.
Essa iniciativa tinha por objetivo oferecer de forma nativa algumas das funcionalidades que, antes, precisavam ser construídas como subrotinas.
Muitos compiladores COBOL/85 incorporaram essas funções, mas elas só foram consideradas obrigatórias a partir da revisão que aconteceu em 2002.

O padrão 2002 estabeleceu 42 funções obrigatórias. Muitos compiladores que aderiram a esse padrão oferecem mais do que isso, mas é possível que você encontre compiladores anteriores que não ofereçam nenhuma.

O GNU-COBOL, por exemplo, possui 89 funções intrínsecas.
O IBM Enterprise COBOL for Z/OS oferece 53. O ACUCOBOL, que não aderiu ao padrão 2002, não tem nenhuma.

Existem funções para tratamento de data e hora, operações com strings e  variáveis de sistema, funções matemáticas, estatísticas, financeiras e trigonométricas.
Neste capítulo veremos algumas funções que estão presentes na maioria dos compiladores e que são úteis para boa parte dos sistemas comerciais.

O uso de funções intrínsecas é relativamente recente em COBOL, principalmente quando comparamos com a idade da linguagem e dos grandes sistemas que foram escritos com ela.
Por esse motivo não é tão comum encontrar programas em sistemas legados que utilizem esse recurso.
Conhecer algumas dessas funções, no entanto, pode facilitar significativamente o desenvolvimento de novos programas ou a manutenção de programas existentes.

As funções no COBOL podem ser usadas em qualquer lugar onde você usaria uma variável ou um literal, principalmente em comandos de atribuição de valores, como MOVE e COMPUTE.