COBOL - Endevor - Move Element - www.cadcobol.com.br



Desenvolvido por DORNELLES Carlos Alberto - Analista de Sistemas - Brasília DF. - cad_cobol@hotmail.com

COBOL - Endevor - Move Element

Movendo um elemento entre locais de estoque usando a ação Mover elementos

Para mover um elemento de um local de inventário (ambiente, palco) para o próximo local em uma rota de mapa, você usa a ação Mover Elementos (disponível em primeiro plano, lote e em pacotes). Considere as seguintes informações ao mover elementos:

  • Você pode mover elementos com ou sem histórico.
  • Você só pode mover elementos de um ambiente para outro se os elementos começarem no Estágio 2 do ambiente de origem.
    Por exemplo, para mover um elemento do Estágio 1 do ambiente de Desenvolvimento para o Estágio 1 do ambiente de QA, você deve mover o elemento para o Estágio 2 no Desenvolvimento e, em seguida, movê-lo para o Estágio 1 no QA.

Esta seção contém informações para executar esta tarefa de desenvolvimento apenas em primeiro plano.

Observação: para obter mais informações sobre como executar essa ação de elemento em lote, consulte o Guia de Referência SCL.

Outra maneira de mover um elemento é usando pacotes.
Os pacotes oferecem algumas vantagens sobre a ação Mover Elementos, como ser capaz de validar os componentes do pacote e evitar que os elementos sejam movidos até que os elementos tenham sido montados, compilados e vinculados às versões atuais de todas as suas dependências.
Pacotes de promoção são um tipo de pacote que contém apenas ações de movimentação e os locais do ambiente e do estágio em todas as ações de movimentação são iguais.

Observação: para obter mais informações sobre como mover elementos usando pacotes, consulte o Guia de pacotes.

Observação: as ações Adicionar, Mover, Gerar e Assinar podem ser realizadas no painel Opção de edição rápida, se a opção Edição rápida do CA Endevor SCM estiver ativada em seu site.
Para obter mais informações sobre a Edição rápida, consulte o Guia do usuário da opção de edição rápida.

Considerações ao mover elementos usando um processador de geração

Você pode usar mover processadores pelos seguintes motivos:

  • Para copiar saídas (carregar módulos e listagens) do estágio de origem para o estágio de destino.

  • Para recriar módulos de carregamento no estágio de destino.
    Isso acontece quando um processador de geração é usado como um processador de movimentação.
    Se você quiser usar um processador de geração como um processador de movimentação, insira G na opção PROCESSADOR PARA USAR PARA A AÇÃO DE MOVIMENTO para o grupo de processadores apropriado.

Nota: Não recrie os módulos de carregamento no estágio de destino codificando uma etapa de compilação e link em um processador de movimentação.
Se você fizer isso, a pegada do módulo de carregamento não sincronizará com as informações do arquivo de controle mestre (MCF) para o elemento.
Use o processador de geração no estágio de destino, que executará a compilação, vinculará e atualizará o arquivo de controle mestre do elemento.

Como funciona a movimentação de elementos entre locais de estoque

Quando você move um elemento de um local de estoque (ambiente, estágio) para o próximo local em uma rota de mapa, o produto executa tantos dos seguintes processos quanto necessário.

  • Gerenciamento de origem, que envolve a movimentação real do elemento e as atualizações do Arquivo de controle mestre (MCF).

  • Gerenciamento do processador, que envolve a execução (no local de destino) o processador Mover do grupo de processadores de origem ou o processador Gerar no grupo de processadores de destino.
    Isso é determinado pela configuração do grupo de processadores no local de origem.
    O processamento pode incluir a gravação em uma biblioteca de saída de origem e nas bibliotecas de saída do processador apropriadas.

  • Processamento de exclusão, que envolve a execução do processador Delete e a exclusão do elemento no local de origem da movimentação.

Nota: Se uma ação Mover falhar, primeiro responda ao erro e, em seguida, reenvie sua solicitação.
Quando você reinicia uma ação Mover após uma falha no gerenciamento da origem, o produto executa o gerenciamento da origem, o gerenciamento do processador e o processamento de exclusão.
Após uma falha de gerenciamento do processador, o produto executa o gerenciamento do processador e exclui o processamento.
Após uma falha de exclusão, o produto executa o processamento de exclusão.

Como funciona o movimento de elementos com a história

Quando você move um elemento com histórico usando a ação Mover Elementos, o produto executa as seguintes ações e causa estes efeitos:

  1. Determina se o elemento existe no local de origem e destino, se a opção ACKNOWLEDGE ELM JUMP se aplica, se o gerenciamento de origem é necessário e se o gerenciamento do processador é necessário (ou seja, uma situação de reinicialização).
    Se necessário, o produto emite mensagens.

  2. Executa o gerenciamento de origem movendo o elemento para o estágio de destino.
    O processamento que o produto executa depende se o elemento existe no local TO.
    • Se o elemento não existir no destino, o produto executa as seguintes etapas:
      • Pesquisa no mapa as ocorrências subsequentes do elemento.
        Se o elemento for encontrado mais longe ao longo do mapa, o nível de base do elemento a ser movido é comparado com o nível atual do elemento subsequente.

      • Se os dois níveis estiverem sincronizados, o produto copia de volta (ou busca) o elemento no mapa para o local de destino com todos os níveis delta intactos.

      • Se os dois níveis não estiverem sincronizados, o produto emitirá uma mensagem de aviso e não executará a cópia (desde que a opção SYNC = N tenha sido especificada na ação de movimentação).
        Se a opção SYNC = Y tiver sido especificada para a ação de movimentação e as duas não estiverem sincronizadas, o produto emitirá uma mensagem de aviso e copiará o elemento de volta para o local de destino e criará um nível de sincronização no destino.
        O novo nível de sincronização reflete as diferenças entre o nível base do elemento de origem e o nível atual do elemento buscado.

        Nota: Você pode restringir a opção SYNC = Y para evitar que ela copie o elemento de volta para o destino, ativando o recurso DO_NOT_SYNC_AT_TARGET = ON na tabela de recursos opcionais (ENCOPTBL).

      • Move o elemento com o nível atual do elemento de origem sendo movido para o local de destino e os níveis delta do elemento de origem são anexados ao destino.

      • Se o elemento for encontrado em um estágio que não está incluído no mapa, uma mensagem de aviso é emitida e a pesquisa continua para o elemento em um estágio que está incluído no mapa.

    • Se o elemento existir no local de destino, o produto executa a correspondência de nível. Durante a correspondência de nível, o produto determina o ponto de sincronização dos elementos de origem e destino, comparando o registro de data e hora do nível de base do elemento de origem com o nível atual do elemento de destino.
      Se os dois carimbos de data / hora não corresponderem, o produto verificará o próximo nível mais antigo do elemento de origem e assim por diante.
      • Se o ponto de sincronização for encontrado, o produto moverá o elemento do local FROM para o local TO, acrescentando os níveis delta do local FROM após o elemento do ponto de sincronização.
      • Se os dois níveis forem diferentes e SYNC = Y, o produto primeiro cria um nível de sincronização no destino refletindo as diferenças entre o nível de base do elemento FROM e o destino e, em seguida, move o elemento para o local TO e anexa o local FROM níveis delta para o alvo.Se o elemento não existe no destino, o produto move o elemento da localização de origem para o destino com todos os níveis delta intactos.

  3. Conclui o gerenciamento da fonte depois que a base do elemento e os níveis de mudança foram movidos, atualizando o arquivo de controle mestre (MCF) para refletir a mudança.

    Observação: o valor especificado para Signout Upon Fetch (o parâmetro SOFETCH) na tabela de padrões (C1DEFLTS) afeta como o MCF para o elemento copiado de volta será atualizado.
    Se Signout Upon Fetch estiver em vigor, o elemento será desconectado para você, a menos que já tenha sido desconectado para outra pessoa.
    Se Signout Upon Fetch não estiver em vigor, o elemento não será desconectado para você.

  4. Executa o gerenciamento do processador gravando uma cópia do elemento em uma biblioteca de saída de origem, se houver uma definida para o tipo de elemento associado no local de destino.
    Se EXPAND INCLUDES = Y (no painel Definição de Tipo), o produto expande as instruções INCLUDE na origem.

  5. Conclui o gerenciamento do processador determinando o último grupo de processadores associado ao elemento e, em seguida, executa a movimentação ou geração do processador nesse grupo, se algum tiver sido especificado.
    Depois que o processador é executado para o elemento, o produto atualiza as informações do processador no arquivo Master Control.

  6. Se a opção DELETE FROM ELEMENT for definida como Y, o produto executa o processamento de exclusão padrão para o elemento.

Como funciona o movimento de elementos sem história

Você pode mover um elemento sem histórico usando a ação Mover Elementos definindo a opção COM HISTÓRICO como N em sua solicitação.
O produto executa a solicitação e tenta encontrar um nível de sincronização entre os elementos de origem e destino, começando com o primeiro nível na origem e avançando por meio dos deltas.
Quando você move elementos sem histórico, o produto executa as seguintes ações:

  • Se um nível de sincronização for encontrado, os elementos são comparados e um novo nível é criado no destino que reflete as diferenças.

  • Se um nível de sincronização não puder ser encontrado e você definir a opção SYNC como N, uma mensagem é emitida dizendo que os elementos estão "fora de sincronia" e a ação MOVE termina.

  • Se um nível de sincronização não puder ser encontrado e você definir a opção SYNC como Y, uma mensagem fora de sincronia será emitida.
    O produto então compara o último nível da origem e o último nível do destino e cria um novo nível no destino que reflete as diferenças.

Como os elementos móveis afetam o status de desconexão

O administrador do site pode habilitar o recurso de logout sistema a sistema.
Quando você move um elemento de um local de estoque (ambiente, estágio) para o próximo local em uma rota de mapa, o produto executa as seguintes ações e causa estes efeitos:

  • Se o elemento existir no mapa, uma busca será executada.
    • Se o administrador do seu site habilitou Signout Upon Fetch, o elemento buscado (fonte) (o elemento no local FROM da busca) é desconectado para você, se o elemento não estiver desconectado para outra pessoa.
      Além disso, o elemento de destino está conectado.

    • Se o administrador do seu site não ativou Signout Upon Fetch, o elemento buscado (fonte) é desconectado para você, se o elemento não for desconectado para outra pessoa.
      Além disso, o elemento de destino está conectado.

  • Se o elemento não existir no mapa, uma busca não será executada.
    • Se o administrador do seu site ativou Signout Upon Fetch, o elemento de destino está conectado.

    • Se o administrador do seu site não habilitou Signout Upon Fetch, o elemento de destino está conectado

    Observação: para obter mais informações sobre Signout Upon Fetch, consulte o Guia de Administração.

Como os elementos móveis afetam CCIDs e comentários

Ao mover um elemento de um local de inventário (ambiente, estágio) para o próximo local em uma rota de mapa usando a ação Mover Elementos (com histórico e sem histórico), você pode especificar um CCID e um comentário.
Se você especificar um CCID e um comentário, o produto executa as seguintes ações e causa estes efeitos:

  • Se você usar a ação Mover Elementos (com histórico):
    • O CCID / Comentário de origem é definido a partir do valor do local de início (valor do Estágio 1).
    • O Gerar CCID / Comentário é definido a partir do valor do local de início (valor do Estágio 1).
    • O último CCID / comentário de ação é definido.
    • Recuperar CCID / Comentário é apagado.
    • O Source Delta CCID / Comment é transportado com níveis delta.
    • O Componente Delta CCID / Comentário é executado com níveis delta.

  • Se você usar a ação Mover Elementos (sem histórico):
    • O CCID / Comentário de origem é definido a partir do valor do local de início (Estágio 1).
    • O Gerar CCID / Comentário é definido a partir do valor do local de início (Estágio 1).
    • O último CCID / comentário de ação é definido.
    • Recuperar CCID / Comentário é apagado.
    • O CCID / Comentário do Delta de origem é definido a partir do último valor delta do local de início.
    • O componente Delta CCID / Comentário é definido a partir do último valor delta do local de início.

Mover um elemento

Para mover um elemento de um local de inventário (ambiente, palco) para o próximo local em uma rota de mapa, você usa a ação Mover Elementos.

Nota: Outra maneira de mover um elemento é usando pacotes.
Os pacotes oferecem algumas vantagens sobre a ação Mover Elementos, como ser capaz de validar os componentes do pacote e evitar que os elementos sejam movidos até que os elementos tenham sido montados, compilados e vinculados às versões atuais de todas as suas dependências.
Pacotes de promoção são um tipo de pacote que contém apenas ações de movimentação e os locais do ambiente e do estágio em todas as ações de movimentação são iguais.
Para obter mais informações sobre como mover elementos usando pacotes, consulte o Guia de Pacotes.

Siga as etapas abaixo para mover um elemento em diferentes estágios.

  1. Inicie o produto usando as instruções fornecidas pelo administrador do site.

    O painel Opções primárias é exibido.

  2. Digite 2 (primeiro plano) e pressione Enter.

    O menu Opções de primeiro plano é exibido.

  3. Digite 5 (Mover) e pressione Enter.

    O painel Mover elementos é exibido.

    Observação: para obter mais informações sobre um campo ou opção no painel, pressione PF1.

  4. Especifique o elemento que deseja mover e insira um comentário para explicar a movimentação.

  5. Preencha os seguintes campos:

    Sync (Sincronizar)

    Digite Y (Sim) ou N (Não) para indicar se deseja que a ação MOVE seja executada quando o nível de base do elemento no local de origem é diferente do nível atual do elemento no destino.
    Quando você insere Y, o produto cria um nível de "sincronização" no destino que reflete as diferenças entre o nível básico no local de origem e o nível atual no destino.
    A movimentação falha se esses níveis forem diferentes e você tiver especificado SYNC = N.

    With History (Com história)

    Digite Y (Sim) ou N (Não) para indicar se deseja mover o elemento com histórico.
    Quando você move o elemento sem histórico, o produto pesquisa através dos níveis do elemento no local de origem para encontrar um nível correspondente no local de destino.
    O produto então compara os dois e cria um novo nível no local de destino que reflete as diferenças.

    Signout To (Sair para)

    Insira o ID do usuário TSO da pessoa no local de destino para o qual deseja desconectar o elemento.
    Se a opção RETER SIGNOUT estiver definida como Y, você não poderá usar esta opção.

    Delete from Element (Excluir do elemento)

    Digite Y (Sim) ou N (Não) para indicar se deseja que o produto exclua os elementos no local de origem após movê-los.

  6. Pressione Enter.

    O elemento é movido para o próximo local em uma rota do mapa.


© Copyright CA Technologies.