Dicas de COBOL - www.cadcobol.com.br




Desenvolvido por DORNELLES Carlos Alberto - Analista de Sistemas - Brasília DF. - cad_cobol@hotmail.com

Dicas Abaixo algumas dicas não só referentes ao COBOL, lembre-se, são opiniões minhas, aproveite o que achar que deve e despreze aquilo com o qual não concorda !!

File-Status Sempre teste o File Status em todas as operações com Arquivos.
Evite Surpresas.
Nunca ignore isso !

Nome de Variáveis e Parágrafos Não economize letras, caso necessário, utilize os 30 caracteres permitidos para criar variáveis e parágrafos com nomes significativos (utilize a capacidade de auto-documentação do COBOL).

Comentários Quanto mais melhor, "borde" o seu programa e não se arrependerá no futuro.

Padrões Defina padrões em Nomes de Variáves, Parágrafos, Arquivos, Programas e em tudo mais o que puder.
Isso é muito importante no caso de trabalho em equipe, os programas devem parecer sempre desenvolvidos pelo mesmo programador.

Documente É chato e trabalhoso, mas é necessário, afinal a organização será muito útil quando você precisar se "lembrar" das coisas.

Reavaliações De tempos em tempos, faça avaliação das soluções que você tem utilizado, assim poderá melhorá-las.

Divida Responsabilidades Utilize documentos e recolha assinatura dos usuários em todos os processos do Desenvolvimento, para isso, utilize linguagem clara para eles , afinal a utilização de termos técnicos perante os leigos pode ser vista como falta de respeito, ou pior, de capacidade.

Escreva Menos Se você tem 10 programas que usam um mesmo processo, escreva este processo em um programa separado e use o bom CALL nos seus 10 programas, assim se um dia houver mudança neste processo, não será necessário procurar, modificar e recompilar vários programas, além de ficar mais fácil a implementação futura de soluções Cliente/Servidor.
Utilize o CALL DINÂMICO e não o ESTÁTICO.

Testes Teste diversas vezes o seu aplicativo antes de colocá-lo em produção, e lembre-se: mesmo assim o terá testado pouco.

O usuário é o Objetivo As vezes podemos nos deixar envolver e acabamos nos empolgando com idéias mirabolantes, criando assim soluções que não são práticas para o dia a dia do usuário final.
Evite esse envolvimento sentimental.

LOG Se possível, crie um controle de LOG e o utilize para registrar as operações dos usuários, pois sabemos que muitos problemas atribuídos aos aplicativos, na verdade são causados por operação indevida e falta de informações.

Interação com Outros Aplicativos Se houver disponível opções para acessar sua base de dados, para leitura, através de aplicativos como o Word, Excel e outros do gênero deixe a cargo de usuários mais experientes a confecção dos famosos relatórios descartáveis.

Intuição Pode não ser muito lógico, mas escute-a, ela pode lhe revelar muitas coisas úteis.
Se você a usa já sabe do que falo.

Leia Helps e Manuais Leia, releia, leia de novo e leia mais algumas vezes além de sempre ler. Cada vez que ler descobrirá algo novo que poderá utilizar.
Suba a montanha várias vezes, cada vez que subir descobrirá algo novo.

Prazos Nunca aceite prazos impostos por pessoas que não tem idéia do que estão falando (claro que existem os casos onde essa regra não se aplica, depende da cultura de quem "manda")

Essas dicas não acabam aqui, a medida que for lembrando vou acrescentando mais algumas coisinhas nesta lista.