DB2 SQL - Funções de um SGBD - www.cadcobol.com.br
Entre os principais SGBDs existentes no mercado, basicamente todos possuem funcionalidades em comum:
Claro, além dessas funções mais padrões, existem as mais avançadas que, basicamente, serão os diferenciais entre cada SGBD. E, em muitos casos, o que será determinante para a escolha entre um sistema ou outro.
DDL é o nome abreviado de Data Definition Language, que lida com esquemas e descrições de banco de dados, de como os dados devem residir no banco de dados.
DML é o nome abreviado da Data Manipulation Language, que lida com a manipulação de dados, e inclui as instruções SQL mais comuns, como SELECT, INSERT, UPDATE, DELETE etc, e é usado para armazenar, modificar, recuperar, excluir e atualizar dados no banco de dados.
DCL é o nome abreviado da Data Control Language, que inclui comandos como GRANT e, principalmente, relacionados a direitos, permissões e outros controles do sistema de banco de dados.
TCL é um nome abreviado de Transaction Control Language que lida com transações dentro de um banco de dados.
Independente do ramo de atividade, é essencial que toda empresa trate os dados como parte do seu patrimônio. E, você sabe, todo patrimônio deve ser bem administrado, permanentemente. É por isso que a escolha de um banco de dados deve fazer parte da lista de prioridades. A solução mais adequada vai ajudar os dados a gerarem valor, afinal, não basta tê-los, é preciso usá-los com inteligência e agilidade.