COBOL - DATA DIVISION - WORKING-STORAGE SECTION



Desenvolvido por DORNELLES Carlos Alberto - Analista de Sistemas - Brasília DF. - cad_cobol@hotmail.com

COBOL - DATA DIVISION - WORKING-STORAGE SECTION
Enterprise COBOL for z/OS, V4.2, Language Reference

A working-storage section descreve registros de dados que não fazem parte dos arquivos de dados, mas são desenvolvidos e processados por um programa ou método.
Também descreve itens de dados cujos valores são atribuídos no programa ou método de origem e não são alterados durante a execução do programa de objeto.

A working-storage section deve começar com o cabeçalho da seção WORKING-STORAGE SECTION, seguido por um período separador.

Program working-storage
A working-storage section para programas (e métodos) também pode descrever registros de dados externos, que são compartilhados por programas e métodos em toda a unidade de execução.
Todas as cláusulas usadas nas descrições de registros na file section e também as cláusulas VALUE e EXTERNAL (que podem não ser especificadas nas entradas de descrição de registros na file section) podem ser usadas nas descrições de registros na working-storage section.

Method working-storage
Uma única cópia do working-storage de um método é alocada estaticamente na primeira chamada do método e persiste no último estado usado pela duração da unidade de execução.
A mesma cópia é usada sempre que o método é chamado, independentemente de qual instância do objeto o método é chamado.

Se uma cláusula VALUE for especificada em um item de dados de working-storage do método, o item de dados será inicializado com o valor da cláusula VALUE na primeira chamada.

Se a cláusula EXTERNA for especificada em uma entrada de descrição de dados em uma working-storage section de método, uma única cópia do armazenamento para esse item de dados será alocada uma vez durante a unidade executada.
Esse armazenamento é compartilhado por todos os programas e métodos na unidade de execução que contêm uma definição para o item de dados externo.

Object working-storage
Os dados descritos naworking-storage section de um parágrafo de objeto são dados da instância do objeto, geralmente chamados de dados da instância.
Uma cópia separada dos dados da instância é alocada estaticamente para cada instância do objeto quando o objeto é instanciado.
Os dados da instância persistem no último estado usado até que a instância do objeto seja liberada pelo sistema Java Runtime.

Os dados da instância podem ser inicializados por cláusulas VALUE especificadas em declarações de dados ou pela lógica especificada em um método de instância.

Factory working-storage
Os dados descritos na working-storage section de um parágrafo de fábrica são dados de fábrica.
Uma única cópia dos dados de fábrica é alocada estaticamente quando o objeto de fábrica da classe é criado.
Os dados de fábrica persistem no último estado usado pela duração da unidade de execução.

Os dados de fábrica (Factory data) podem ser inicializados por cláusulas VALUE especificadas em declarações de dados ou por lógica especificada em um método de fábrica.

A working-storage section contém entradas de descrição de registro e entradas de descrição de dados para itens de dados independentes, chamadas entradas de descrição de item de dados.

record-description-entry
As entradas de dados na working-storage section que mantêm um relacionamento hierárquico definido entre si devem ser agrupadas em registros estruturados pelo número do nível. Consulte Data division - data description entry for more information.

data-item-description-entry
Os itens independentes na seção de armazenamento de trabalho que não possuem relacionamento hierárquico entre si não precisam ser agrupados em registros, desde que não precisem ser subdivididos.
Em vez disso, eles são classificados e definidos como itens elementares independentes.
Cada um é definido em uma entrada de descrição de item de dados separada que começa com o número de nível 77 ou 01.
Consulte Data division - data description entry for more information.


© Copyright IBM Corp.