CICS - Protegendo Transações Online



Desenvolvido por DORNELLES Carlos Alberto - Analista de Sistemas - Brasília DF. - cad_cobol@hotmail.com

CICS - Protegendo Transações Online - In English

Se solicitado a listar o software mais vendido do mundo, é improvável que muitas pessoas sejam capazes de nomear IBM ® CICS ® , o Sistema de Controle de Informações do Cliente (Customer Information Control System).
Na verdade, esse produto revolucionário está classificado como uma das 35 principais tecnologias que moldaram a indústria, de acordo com a revista Computerworld.
Pode muito bem ser o segredo mais bem guardado da IBM.

No trabalho bilhões de vezes todos os dias

Os aplicativos CICS são necessários para todos os tipos de negócios.
Muitas instituições financeiras conduzem centenas de milhões de transações todos os dias usando o CICS; prestação de serviços bancários, de investimento, corretagem de valores mobiliários e outros serviços, sem falar em caixas eletrônicos que se comunicam com bancos.
O CICS está em ação quando os motoristas de entrega ou funcionários do depósito digitalizam um pacote e comunicam informações de rastreamento a um cliente ou site.
Os sistemas de comércio online, emissão de bilhetes eletrônicos, folha de pagamento, entrada e processamento de pedidos e distribuição de varejo dependem do CICS.

CICS ao longo dos anos

Em 1968, Ben Riggins, um engenheiro de sistemas da IBM que trabalhava com uma empresa de serviços públicos da Virgínia, escreveu o código original que se tornaria a primeira versão do CICS - para empresas de serviços públicos interessados em implementar sistemas "online" para o mainframe IBM System/360®.
Desde que a primeira versão do CICS foi publicada em 1969, os engenheiros da IBM continuaram a evoluí-lo para se adaptar ao mundo em mudança e ele continua sendo o processador de transações líder de mercado hoje.

Se você já sacou dinheiro em um caixa eletrônico, fez uma apólice de seguro, pagou uma conta de serviços públicos ou fez compras em uma grande loja de varejo, provavelmente já usou o CICS.
Muito provavelmente, você provavelmente usa o CICS todas as semanas.
E é disso que se trata o CICS - processar as transações mundiais.
De forma segura e confiável, todo dia.

A citação de Phil Manchester na Personal Computer Magazine resume tudo:
“CICS é provavelmente o software de maior sucesso de todos os tempos.
… É o esteio da computação empresarial em todo o mundo.
… Milhões de usuários ativam inconscientemente o CICS todos os dias e, se ele desaparecesse, a economia mundial seria paralisada. ”

O CICS foi inicialmente entregue na época em que os astronautas pousaram pela primeira vez na lua.
Ele foi rapidamente adotado por muitos dos maiores bancos, seguros, telecomunicações, varejo, manufatura, serviços públicos e organizações governamentais do mundo para executar seus aplicativos principais.
Mais de 40 anos após o CICS ter sido disponibilizado pela primeira vez, o compromisso da IBM em fornecer tecnologias inovadoras e confiáveis baseadas em CICS significa que as maiores empresas do mundo ainda confiam no CICS para executar os aplicativos que executam seus negócios hoje.

Steve Mills - SENIOR VICE PRESIDENT AND GROUP EXECUTIVE, SOFTWARE AND SYSTEMS, IBM - julho de 2009
“Quarenta anos jovem, com pelo menos mais 40 pela frente, o CICS é a espinha dorsal de muitas empresas ao redor do mundo.
Quando penso no CICS, penso no processamento de transações líder do setor.
Penso em algo que realmente está no cerne da proposta de valor da IBM.
O CICS é claramente um dos principais produtos da IBM e uma grande parte do nosso portfólio. ”
“O Sistema de Controle de Informações do Cliente da IBM, lançado em 1968, é o software de processamento de transações de mainframe mais importante do mundo.”

“35 Technologies that shaped the industry,” Computerworld
30 de setembro de 2002

“Como eu pronuncio CICS? É realmente com você!
Aqui estão algumas das pronúncias usadas em todo o mundo, como a casa do CICS é Hursley, Reino Unido, gostamos de usar a primeira.
KICKS no Reino Unido.
SEE EYE SEE ESS nos EUA.
SICKS na Espanha.
CHICKS na Itália.
SAY EEE SAY ESS na França. ”

CICS - Uma introdução: Sistema de controle de informações do cliente - 35 anos de transações confiáveis , apresentação da IBM em 8 de julho de 2004

Steve Ware - março de 2011
“O CICS tem sido o software mais incrível e confiável com que trabalhei, fornecendo à Universidade da Flórida um servidor de aplicativos rápido, seguro e extremamente confiável para nosso negócio principal, os registros dos alunos.”

Steve Ware
COORDENADOR DE SISTEMAS DA UNIVERSIDADE DE COMPUTAÇÃO E SERVIÇOS DE REDE DA FLÓRIDA;
DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS, ORGANIZAÇÃO DE AÇÕES

Antes de o CICS ser inventado, a maioria dos programas aplicativos usava processamento em lote, que originalmente envolvia carregar fisicamente lotes de cartões perfurados em computadores para processamento.
Com o tempo, isso evoluiu para programas de computador que processam lotes de dados digitais, geralmente durante a noite.
O CICS forneceu a capacidade de processar transações instantaneamente; em outras palavras, transações em tempo real.

O CICS também forneceu uma coleção de programas padrão de uso geral, que foram entregues como funções que os clientes podiam incluir em seus próprios aplicativos.
Com o CICS fornecendo recursos como segurança, recuperação e escalabilidade, os programadores de TI estavam livres para se concentrar no desenvolvimento de aplicativos que promovessem seus negócios.
Todo e qualquer programador não precisava mais perder tempo desenvolvendo recursos comuns que constituíam a camada “intermediária” entre seus aplicativos e os computadores nos quais eram executados.
O valor foi imediato:
. aplicativos mais poderosos e confiáveis, desenvolvidos com mais rapidez e facilidade.
Esse conceito radical rapidamente se tornou o segmento de mercado de software de vários bilhões de dólares que agora é conhecido como "middleware".
E ainda hoje, o CICS é líder de mercado.

As origens do CICS remontam a meados da década de 1960, quando a Divisão de Processamento de Dados da IBM reuniu uma pequena equipe para descobrir o que precisava ser feito para melhorar o atendimento ao cliente por telefone.
Na época, os funcionários da empresa precisavam consultar os registros de clientes em papel em um arquivo para poder processá-los.
Empresas como a Michigan Bell Telephone, por exemplo, queriam ver os registros telefônicos de um cliente em uma tela enquanto um representante da empresa falava com o cliente ao telefone.
Um recurso como esse melhoraria drasticamente o serviço telefônico.

Ben Riggins, um engenheiro de sistemas da IBM, juntou-se à equipe da IBM com suas ideias para um aplicativo geral de atendimento ao cliente online.
A notícia de que a IBM tinha um protótipo de solução logo se espalhou, e surgiram dúvidas de quase todos os tipos de indústria, incluindo companhias aéreas, serviços públicos e serviços financeiros.
Cinco anos depois, a responsabilidade mundial pelo CICS foi transferida para o laboratório de desenvolvimento da IBM em Hursley, Reino Unido.
Sob a direção de Malcolm Beaver, o gerente do Centro de Programação de Hursley na época, a IBM Hursley logo se tornou um centro de inovação cada vez mais importante no setor de TI.

Em julho de 1976, apenas dois anos após assumir a missão do CICS, Ken Davies, um programador sênior da IBM, liderou uma equipe de desenvolvedores no projeto e implementação de uma grande inovação no produto CICS:
a Interface de Programação de Alto Nível (HLPI).
Esta substituição elegante para os recursos baseados em macro mais complexos permitiu aos programadores acessar serviços e recursos CICS mais facilmente.
Esse novo método de invocar recursos do CICS significava que escrever e aprimorar os aplicativos CICS e atualizar a infraestrutura de TI que os executava poderia ser feito em uma fração do tempo que costumava levar.
Os programadores que não eram treinados em CICS estavam se tornando produtivos em semanas, em vez de meses.
Isso foi revolucionário na complexa indústria de software da década de 1960 e ainda é bastante impressionante hoje.
A tecnologia HLPI permanece no centro de todos os aplicativos CICS até hoje.

Ao longo do rápido desenvolvimento econômico dos últimos 40 anos, o CICS tem sido a espinha dorsal de muitas das maiores empresas do mundo; em constante evolução para permitir que essas empresas alcancem todo o seu potencial.
Por meio da abertura dos mercados financeiros na década de 1980, a explosão do comércio pela Internet na década de 1990 e a realização da promessa de arquitetura orientada a serviços na década de 2000, o CICS abriu o caminho.

Em 1969, o problema para as empresas era como processar com segurança milhares de transações por dia.
O volume cresceu exponencialmente e o problema agora é como processar milhares de transações por segundo.

Todos os dias, o CICS protege dezenas de bilhões de transações online.
Portanto, da próxima vez que você for às compras, pense no segredo mais bem guardado da IBM.

O Time

A experiência, habilidade técnica, disposição para assumir riscos e dedicação geral dos funcionários da IBM levaram a inúmeras inovações transformadoras ao longo dos anos.
Conheça os membros da equipe que contribuíram para este Ícone de Progresso.

Membros da equipe selecionados que contribuíram para este ícone de progresso:

  • Ben Riggins, engenheiro de sistemas, que teve a ideia do sistema de processamento de transações CICS
  • Bob Yelavich ajudou a lançar o primeiro mainframe System / 360 em 1964 e a primeira versão do CICS em 1969
  • Malcolm Beaver Gerente do Centro de Programação em Hursley; mudou o desenvolvimento dos EUA para o Reino Unido
  • Ken Davies Estrategista técnico sênior e engenheiro de software para CICS no Reino Unido
  • Ian Mitchell Lead estrategista desde 2001; Distinto engenheiro e arquiteto-chefe da IBM para CICS hoje

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